Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Medo de ser Rei

Eae meu pessoal, trazendo para vocês mais um "Textos de Rotina", na verdade por incrível que pareça esse tema surgiu enquanto estava assistindo Futebol (Brasil X Russia). Nunca imaginei na minha vida que um dia o futebol ia me inspirar a escrever algo, mas para minha surpresa, ele me inspirou.



O Jogo tinha começado, e eu meu irmão estávamos na sala assistindo o jogo pelo canal "Sportv" ,porque não aguentamos mais ouvir o Galvão Bueno falando sobre como era o Futebol na época das cavernas quando a bola era feita de barro, e quando eu vi os caras jogando e o narrador falando que todos eles eram incríveis nos times que jogavam, e que a muitos anos atrás o futebol do time do Brasil veio decaindo até se tornar o que é hoje.

Na verdade eu não sei direito porque isso me veio a cabeça, mas o  narrador também comentou que em todos os jogos do Brasil na Europa os brasileiros estavam invadindo os estádios, então naquele momento falei pro meu irmão "Engraçado que Brasileiro adora burlar regras, só não burla pra resolver os problemas do país dele."

O jogo terminou e eu continuei com aquilo na cabeça, eu sei que de uma certa forma foi um comentário até que besta porque nem se encaixa ao que aconteceu, mas isso me abriu a mente para uma coisa que já não é tão velha assim; Que por mais estupido que eu ache o futebol, de uma certa forma é como se ele estivesse mostrando a decadência do brasileiro, mesmo que indiretamente.

Ai vocês me perguntam, "De que forma o Futebol tem haver com a vida no Brasil?", simples, a alguns anos atrás, digo, coisa de 10 anos atrás, os Brasileiros eram incríveis no Futebol assim como em outros esportes, porém não se tinha ajuda financeira do estado e por isso aquele que era bom em um esporte era totalmente por mérito dele, nesse ponto de vista o jeitinho brasileiro sempre me intrigava. Mas ao longo dos anos isso foi decaindo, assim como a habilidade de revolta do Brasileiro em criticar o sistema por não ajudar ninguém quanto aos esportes, eu mesmo conheci muitas pessoas que se esforçaram por conta própria para chegar em algum lugar, não que hoje não tenha gente assim, mas por algum motivo o povo brasileiro começou a se conformar e desistir.

E esse tipo de coisa se aplicou a muitas coisas, na questão dos Estudos também acabou sendo assim, se tinha uma pessoa dentro das salas de aula que seria aquele que mudaria o país, e infelizmente se conta no dedo salas de aula em São Paulo por exemplo que são assim. Esperava-se que o país iria melhorar quanto a sociedade assim como melhorou de forma Econômica.

Me deixa triste saber que o jeitinho Brasileiro ao longo dos anos que se passaram foi sumindo, e aos poucos os "Brasileiros" começaram a se tornar uma massa sem unificação, brasileiro não é mais aquela pessoa alegre que recebe bem todo mundo, brasileiro não é mais o lutador que é derrubado a vida inteira mas continua levantando para buscar uma coisa melhor. Eu fico imaginando se isso aconteceu porque o País de uma certa forma enriqueceu e as pessoas de forma automática passaram a não lutar tanto pelas coisas.

Mas ainda não falei o que o futebol tem haver com tudo isso, a questão é que o Futebol é o marco do brasileiro, por mais que existam pessoas como eu que não são muito familiarizados com esse esporte, é um fato cultural isso. O que se vê hoje no futebol brasileiro é uma falta de luta, de amor ao esporte, é por isso que eu refleti o esporte como a vida no Brasil, porque é isso que tem acontecido, não se tem mais amor por uma profissão, não se luta mais para chegar a um lugar na vida, as pessoas simplesmente se conformaram em ser pobres e burras, e aceitam tudo caladas... Por outro lado, aqueles que sempre foram fortes que sempre lutaram pelo seu ideal, pela melhoria do país, começou a se tornar igual aos outros, mas não porque mudou seu jeito, mas porque os outros começaram a se tornar como ele e aos poucos perceberam que lutar era inútil e desistiram...

Me pergunto se o povo brasileiro ainda se lembra o que é ser "Brasileiro", se ele ainda tem forças mais uma vez para uma nova missão, porque a verdade é que muitos ainda vão cair, porém fica a cargo de nós em decidir se nós que cairemos ou nós iremos derrubar aqueles que estão no topo transformando nossas vida em um inferno. Espero que o povo decida pela segunda opção, e espero que decidam isso logo, espero que eles comecem a tomar a pilula contra "Depressão", antes que essa doença estripe seus sentimentos e os transforme em robôs.

Infelizmente o tempo nunca vai parar, esteja nós lutando, esteja nós esperando. O tempo continuará seguindo, e sei que enquanto seguir haverá uma nova luta a se tramar, achei sinceramente que os Brasileiros já houvessem se acostumado com essa rotina... Mas o que vejo é que a única rotina que vale a pena seguir, decidimos por ser esmagado por ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário