Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Super Dotados - "Insanidade"




O que seria ser um Super Dotado? Ao meu ver, são aqueles "Aliens" que de vez em quando passam pelas nossas vidas. Com certeza em algum momento você estudou com uma pessoa que tinha uma "Hiper-Facilidade" para compreensão de assuntos Escolares, de uma forma que nos trazia uma certa raiva por saber que eles não pareciam se "Esforçar", e mesmo assim tinham notas altíssimas.

Para mim, essa é a minha visão desses seres. Isso sempre me incomodou, eu estudei com alguns desses, chegava a ser medonho a forma como eles agiam, você não conseguia assimila-lo com um humano comum, a pura presença deles já inundava o ambiente, pareciam não ter um senso comum, se irritavam fácil  brigavam não importava com quem fosse, as vezes parecia até mesmo que estava se "Achando". Então quando você os conhecia, você começava a ver que as coisas eram totalmente diferentes disso, e que seu jeito era realmente interessante, eles simplesmente viviam em seu próprio mundo, a grande maioria sofria horrores por ser assim, outros se tornavam aquele bagunceiro que ninguém aguenta na sala de aula.

A questão é: O que esses caras tem que outras pessoas não tem? Eu passei toda minha vida escolar tentando entender isso, como todo mundo que me conhece sabe, eu tenho pavor de colégio, desde as pessoas até os professores. Simplesmente assim, sem nenhuma razão, eu apenas odeio. Mas enquanto eu estive ali, eu analisei pessoa por pessoa que passou por mim nesses tantos anos de escola, tentando absorver o máximo do mundo em cima disso.

Então, depois de tanto tempo resolvi postar sobre isso: "Seria Super Dotado uma doença? Um Poder? Ou simplesmente um erro no caminho para a evolução?"

Eu sei, eu sei, doença? Poder? Erro na evolução? parece balela, mas foi o ponto que cheguei, primeiro porque uma pessoa super dotada não é igual as outras, como eu acabei de comentar no paragrafo de cima, então você pode assimilar isso como uma doença já que a grande maioria perde essa super capacidade quanto mais velhos ficam, é mais ou menos como a frase que diz "Toda criança é um gênio  mas o mundo destrói sua genialidade", por isso eu cheguei a conclusão que poderia ser isso.

Quanto a ser poder, eu achei que poderia ser possível, afinal uma pessoa pode se tornar um gênio em alguma coisa só de repetir milhares e milhares de vezes a mesma coisa, então poderíamos dizer que é um poder, disposto a se tornar mais forte ou mais fraco com o passar dos anos.

Mas depois de um tempo me veio a cabeça "Porque eu não sou Super Dotado? Será que na minha infância eu tinha tendencia a ser Dotado em alguma habilidade?", e diante disso eu percebi que havia sim, não uma mas milhares de coisas que quando eu era criança eu tinha muita facilidade em fazer, então uma outra pergunta surgiu "Porque hoje não tenho mais essa facilidade? Ou será que eu esqueci que tenho essas facilidades?". Me lembro de ficar horas e horas fazendo origami, me lembro de ter chegado a um ponto em que eu podia fazer vários tipos e origami sem olhar para folha ou até mesmo miniaturas de milímetros e ainda conseguia brincar com elas; Lembro que eu fazia cartinhas de papel como "Yu Gi Oh", colocava status alem do desenho do personagem, e ainda brincava de luta fazendo todos os movimentos certos como se estivesse criando um filme animado. E tantas outras milhares de coisas que me lembro, até mesmo com a facilidade em que tinha de criar histórias em quadrinhos, era como se o mundo não tivesse tempo para me mandar ir mais devagar, eu apenas produzia sem me importar com inspiração ou qualquer outra coisa.

Hoje eu olho para cima e o tempo me trava de fazer as coisas, as frustrações, a ansiedade, e tantas outras milhares de coisas que me privam de ter me tornado um "Super Dotado". Bem, por fim foi o que cheguei a conclusão, então no final das contas todos fomos gênios  e isso ainda me faz lembrar do meu pai que me dava milhares de folhas de rascunho, me comprava vários pacotes de massinha, dizendo sempre "O dom deve ser exercitado para que no futuro ele se molde". O que de uma certa forma é engraçado, pois meu irmão é um gênio musical hoje pois no passado meu pai lhe deu a oportunidade de moldar seu dom fazendo um ato simples de lhe comprar um violão.

Mas e as outras pessoas, porque não se tornaram geniais em algo? Mesmo eu não conhecendo as outras pessoas eu posso me por a responder... Porque não lhe tiveram pessoas que moldassem os primeiros passos para sua genialidade (assim respondendo hoje o porque de eu odiar o colégio)... Mas acho que no fim essa suposta doença, poder, ou falha na evolução, é como um "Ciclo de Sobrevivência Animal", pois milhares nascem mas pouquíssimos são os que se tornam adultos, e nossa mente é assim, todos nascemos Super Dotados, mas poucos são os que evoluem sua Genialidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário